domingo, 10 de fevereiro de 2013

LIDERANÇA


Nos quatro anos que passei em Portugal conheci um prato típico da região do Ribatejo, a sopa de pedra. Existe uma lenda para explicar a origem desta iguaria, que é a seguinte:

Durante a idade média havia escassez de comida. Numa manhã, um frade faminto chega no lombo de um jumento a uma aldeia, em Portugal, assolada pela fome. Na primeira casa que bateu à porta como pedinte, o morador nada tinha a oferecer, então, em vez de comida, pediu uma panela grande de ferro, que estava no canto da casa, e disse que era para fazer uma sopa de pedra. Levou a panela para o centro da praça, colocou água, e acendeu o fogo. Retirou do bolso uma pedra e a colocou para ferver na água. Moradores curiosos se aproximavam aos poucos. Um perguntou o que estava sendo feito e o frade respondeu: Uma deliciosa sopa de pedra, mas ficaria melhor com um pouco de sal. Um morador disse que, um pouco de sal ele tinha em casa e logo correu para buscar. Logo depois, comentou em voz alta, que melhor ainda se houvessem batatas, cebolas, cenouras etc... Alguns moradores voltaram às suas casas e pegaram um pouco do que tinha sobrado e levaram para o frade que ia jogando dentro da panela, que comentou ainda, que um pedacinho de carne daria um gosto todo especial àquela sopa. Novos moradores que chegavam ao local ouviram e logo retornaram às suas casas para apanhar um pouco de carne salgada ou conservada em gordura para a sopa. Com a praça cheia, a sopa ficou pronta e todos puderam comer e se saciaram. Sem ser notado, o frade pegou a pedra no fundo da panela vazia, colocou no bolso e prosseguiu a sua viagem, talvez para outra aldeia.

Esta é a melhor história que eu conheço para exprimir aquilo que entendo por liderança. Nas empresas que estive à frente, utilizei esta lenda para inspirar os colaboradores. Acredito que a maior qualidade de um líder é aflorar na equipe as suas melhores qualidades, assim como o frade fez com que os moradores da aldeia colocassem na panela o que eles tinham para oferecer, no caso de uma empresa, talento, conhecimento, experiência e comprometimento. A sinergia criada potencializa a empresa e se reflete nos seus resultados à médio prazo, gera know how, e assim como a sopa, todos se beneficiam deste crescimento, e mais do que isso, após formar novos líderes, ele parte, sem ser notado, em busca de outros e novos desafios.

Edimilson Zambaldi - Consultor da Onixx Consultoria Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário