domingo, 9 de março de 2014

A difícil tarefa de escrever um artigo sobre a superação de desafios



As nossas vidas são sempre movidas por desafios. Sempre pelos “queridos” desafios. Assim que somos concebidos o nosso desafio é chegar ao óvulo primeiro que os outros bilhões de espermatozoides que correm ao nosso lado. Assim que nascemos, nosso primeiro desafio é encher os pulmões de ar. Alguns de nós conseguimos essa proeza sozinhos, ou seja, já saímos do útero incomodados e gritando ao mundo que não é nada fácil estar ali naquele momento. Eis a vida. Outros precisam de um empurrãozinho que, nesse caso, é uma bela palmada nas nádegas. Isso te faz chorar e, consequentemente, encher os pulmões de ar. Eis a vida novamente. Quando não conseguimos respirar pela primeira vez, nem mesmo com a tal da palmada, a intervenção médica é mais séria e contundente, pois há uma responsabilidade muito grande com a continuidade da vida daquela pequena criatura indefesa. Algumas pequenas vezes, o esforço é em vão e aquele desafio não é vencido e a vida se esvai naquela primeira tentativa. Tudo termina naquele exato instante.

Fato é que, passado esse primeiro desafio, outros virão em cascata. Sua infância, adolescência, fase adulta e velhice são recheadas de desafios, uns maiores outros menores e, principalmente, alguns desafios que você pedirá e outros que você não pedirá.

Vamos então focar nos desafios que surgem em nossas vidas sem que peçamos. Esses desafios nos são “impostos” por outras pessoas ou circunstâncias e não estão no nosso controle. Eles podem ser aceitos e encarados de forma positiva, como mais uma etapa a ser vencida, ou então como simplesmente mais uma coisa para nos atrapalhar. O fator “escolha” e como você irá lidar com o desafio é quem vai definir seu futuro, seja ele empresarial ou não.

Há aproximadamente 14 meses recebi um desafio que eu não esperava. Meu sócio me disse, meio que em tom de provocação, que eu deveria escrever um artigo para o nosso blog e depois veiculá-lo ao nosso site e ao perfil do facebook. Disse que é importante, pois demonstra conhecimento e atrai a atenção de pessoas interessadas naquele assunto.

No momento concordei com ele. Concordo até hoje em gênero, número e grau. Mas a minha dúvida e minha relutância na época eram: como conciliar aulas de 2ª à 6ª-feira à noite, atividades empresariais como consultoria e outras atividades relacionadas à gestão do negócio? E o doutorado? Quando eu dormiria? E o meu tempo para a família? Sábado e domingo já eram impossíveis, pois esse tempo é reservado às atividades da faculdade e do doutorado. Em resumo, caso eu parasse para escrever um artigo, alguma coisa deveria ser deixada de lado. Enfim, dois corpos ou mesmo duas atividades não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Mesmo assim era um desafio que, mais cedo ou mais tarde, deveria ser superado. Eu poderia dizer não ao desafio, mas quem o fez tinha toda razão ao fazer. Esse desafio ecoou na minha cabeça por meses e mais meses, sempre me lembrando que mais cedo ou mais tarde eu deveria encará-lo.

Bom, no que então consiste a sua capacidade de aceitar os desafios? Consiste em entender que os desafios que surgem na sua vida estão aqui justamente para te ajudar a crescer, a desenvolver, a superá-los e, posteriormente, aceitar novos desafios que virão. Dessa forma você se torna mais e mais competitivo, agrega conhecimento e se prepara para desafios cada vez maiores. Essa é a síntese do crescimento profissional e humano. Sua capacidade de dar respostas positivas a cada provocação do ambiente exterior.

Nada te garante sucesso em todas as tentativas. Mas ninguém disse que deveria ser perfeito na primeira vez. Ninguém falou que deveria ser o melhor logo na primeira tentativa. Me apontem o ótimo de qualquer processo ou produto que não possa ser melhorado. A vida é feita de melhorias contínuas e, assim como produtos e processos, os nossos desafios devem ser encarados também como melhorias contínuas.

O maior erro é incorrer no fato de pararmos de aceitar esses desafios. Quando paramos de aceitar os desafios estamos admitindo que não queremos mais transpô-los. Assim eles passam a acontecer sempre com menor frequência e você passa a ser menos demandado, até que um dia o mundo te deixa de lado. Corre o risco inclusive de um dia você mesmo deixar de te desafiar e, após isso, adeus convivência em família, adeus emprego, adeus faculdade, adeus amigos, adeus lazer, enfim, a vida deixa de ter graça.

Por isso afirmo mais uma vez: o desafio surge para te fazer crescer e vencer na busca de seus objetivos.

Ah, ainda em tempo: Como eu consegui escrever esse pequeno artigo? Fiz durante o meu horário do almoço, é claro. Deixei algumas atividades de lado, esqueci a importância de se alimentar de forma saudável e devagar e utilizei o restante do meu tempo para escrever.

Se eu não fizesse dessa forma, esse desafio que me foi dado estaria até este momento ecoando na minha cabeça como um badalo.

Agora, que venham novos artigos e também novos e maiores desafios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário