sábado, 22 de março de 2014

A história do mamoeiro

Há quatro anos fiz algumas reformas na minha casa e parte do entulho resultante era jogado nos fundos do terreno, perto a um muro onde nascia um pequeno mamoeiro, até que fosse removido no final da obra. Apesar de todo o material jogado aos pés desta planta, esta resistia e crescia. Eu sabia que aquele mamoeiro não iria muito longe, pois as folhas amarelas, pequenas e concentradas na parte superior demonstravam a sua fragilidade. No entanto, a partir de uma flor quase imperceptível, surgiu, com o tempo, um único fruto, que cresceu e apesar do tamanho abaixo do normal, amadurecia no mesmo momento que o mamoeiro perdia a sua última folha e morria. Quando fiz a limpeza de todo o terreno, me deparei com o mamoeiro já morto e antes de cortá-lo retirei o seu único fruto já amarelado e coloquei na fruteira. Após alguns dias resolvi experimentar aquele mamão já completamente amadurecido e para minha surpresa era de uma doçura como eu jamais havia visto.

Toda esta história me fez pensar sobre o enorme esforço daquela planta em cumprir com a sua missão, a de manter a sua posteridade, e mesmo dentro das maiores adversidades, fez o seu melhor e tornou o seu fruto tão doce, capaz de atrair aves que pudessem saboreá-la e depois levar longe as suas sementes. Certamente, nesta parte, houve a minha interferência. Não obstante, fiquei sensibilizado, reservei todas as sementes e as joguei em lugares onde, com certeza, elas teriam uma possibilidade bem maior de crescer e se reproduzir.

"O empreendedorismo é a arte de persistir, mas sem insistir"
Ioannes Bardus

Quando li o artigo “A difícil tarefa de escrever um artigo sobre a superação de desafios.”, neste blog, do meu sócio e amigo, Professor Thales Marden, lembrei da história do mamoeiro, a qual quis compartilhar com todos.

Assim na vida como nos negócios, o empreendedor se depara com vários desafios, faz a diferença aquele que acredita e focado nos seus objetivos, consegue contornar os obstáculos. Vencer neste caso não resulta necessariamente no retorno financeiro, pois, muitas vezes, esta é uma conseqüência da realização pessoal. Portanto vamos lembrar da história do mamoeiro.

Edimilson Zambaldi - Consultor da Onixx Consultoria Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário