A cada momento enfrentamos
novos desafios em nossas vidas e, portanto, escolhas que devemos fazer. Para as
melhores escolhas precisamos reunir a maior quantidade de informações
possível, ou seja, entender os detalhes e o contexto do que chamamos problema.
Nas empresas não é diferente, e cada vez mais, se utiliza o conhecimento em
grupo para criar soluções e alternativas que possam acrescentar novos
procedimentos e, portanto, gerar conhecimento, fazendo movimentar o ciclo PDCA.
Para isso, existem várias ferramentas que podem ser aplicadas com este
objetivo, como: Diagrama Espinha de peixe, estratificação do problema, 5
porques, brainstorm etc.... Nada é tão
relevante quanto entender as causas para se chegar à raiz dos problemas.
Uma metodologia que tenho
aplicado nas empresas e temos conseguido bons resultados é o QRQC (Acrônimo em
inglês para, Controle de Qualidade com Resposta Rápida). Apesar de esta
metodologia ter a sua mais ampla aplicação no setor automobilístico, temos
criado variações e adaptações em função da necessidade e tamanho de cada
organização. Neste processo o entendimento do problema gera uma primeira
solução, a de contenção, ou seja, procura-se uma ação que faça com que o
problema não aumente e seja circunscrito
e com um determinado grau de controle, eu costumo chamá-la por ação com foco no
problema (Zambaldi, E.S., 2013), esta ação imediata funciona como um alerta, o
que a torna uma resposta rápida. Não
obstante, as questões devem ser observadas mais detalhadamente na busca da
causa raiz, e a esta solução eu costumo chamar por ação com foco na solução
(Zambaldi, E.S., 2013). Além disto, o conhecimento gerado no processo de
solução do problema é documentado e explicitado no que chamamos de gestão do
conhecimento.
"Ninguém pode se considerar sábio quando tem somente a extensão da
sua própria ignorância para medir"
Ioannes Bardus
Ioannes Bardus
Seguem algumas dicas:
Heurística de Pólya
- Se não puder compreender um problema, monte um
esquema;
- Se não puder encontrar a solução, tente fazer um
mecanismo inverso para tentar chegar à solução (engenharia reversa);
- Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo
problema em um exemplo concreto;
- Tente abordar primeiro um problema mais geral (o paradoxo do inventor: O propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidades de sucesso).
Edimilson Zambaldi - Consultor da Onixx Consultoria Organizacional
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