domingo, 3 de agosto de 2014

A Arte de resolver problemas

A cada momento enfrentamos novos desafios em nossas vidas e, portanto, escolhas que devemos fazer. Para as melhores escolhas precisamos reunir a maior quantidade de informações possível, ou seja, entender os detalhes e o contexto do que chamamos problema. Nas empresas não é diferente, e cada vez mais, se utiliza o conhecimento em grupo para criar soluções e alternativas que possam acrescentar novos procedimentos e, portanto, gerar conhecimento, fazendo movimentar o ciclo PDCA. Para isso, existem várias ferramentas que podem ser aplicadas com este objetivo, como: Diagrama Espinha de peixe, estratificação do problema, 5 porques, brainstorm etc....  Nada é tão relevante quanto entender as causas para se chegar à raiz dos problemas.

Uma metodologia que tenho aplicado nas empresas e temos conseguido bons resultados é o QRQC (Acrônimo em inglês para, Controle de Qualidade com Resposta Rápida). Apesar de esta metodologia ter a sua mais ampla aplicação no setor automobilístico, temos criado variações e adaptações em função da necessidade e tamanho de cada organização. Neste processo o entendimento do problema gera uma primeira solução, a de contenção, ou seja, procura-se uma ação que faça com que o problema não aumente  e seja circunscrito e com um determinado grau de controle, eu costumo chamá-la por ação com foco no problema (Zambaldi, E.S., 2013), esta ação imediata funciona como um alerta, o que a torna uma resposta rápida.  Não obstante, as questões devem ser observadas mais detalhadamente na busca da causa raiz, e a esta solução eu costumo chamar por ação com foco na solução (Zambaldi, E.S., 2013). Além disto, o conhecimento gerado no processo de solução do problema é documentado e explicitado no que chamamos de gestão do conhecimento.


"Ninguém pode se considerar sábio quando tem somente a extensão da sua própria ignorância para medir"

Ioannes Bardus

Seguem algumas dicas:

Heurística de Pólya

  • Se não puder compreender um problema, monte um esquema;
  • Se não puder encontrar a solução, tente fazer um mecanismo inverso para tentar chegar à solução (engenharia reversa);
  • Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo problema em um exemplo concreto;
  • Tente abordar primeiro um problema mais geral (o paradoxo do inventor: O propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidades de sucesso).
Edimilson Zambaldi - Consultor da Onixx Consultoria Organizacional

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