segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Custo da Oportunidade



No mundo dos negócios há uma expressão que trata sobre o custo envolvido ao aproveitar – ou não – cada oportunidade: é o trade off. Na verdade, a expressão é mais utilizada quando as opções conflitam entre si. É quando se precisa abrir mão de algo em função de alguma outra coisa que se deseja obter. Em outras palavras, trade off é a escolha entre casar ou comprar uma bicicleta.
Mas, de certo modo, toda escolha representa um trade off: geralmente precisa-se abrir mão de tempo, muitas vezes de dinheiro, e pode até ser necessário deixar de lado uma boa ideia para se dedicar a outra que pareça mais rentável ou gratificante.
No dia-a-dia do empresário, os trade offs podem ser representados quando se tem de optar entre um produto ou outro para ocupar o espaço na prateleira, ou pela escolha entre dois candidatos que parecem ótimos para uma mesma vaga, ou mesmo pela decisão de fazer ou não uma promoção para atrair os clientes. As consequências de algumas escolhas têm a vantagem de serem reversíveis; outras, porém, devem ser tomadas sob uma criteriosa análise de cenários.
Quando as consequências são irreversíveis, ou pelo menos não podem ser revertidas sem grande esforço e perdas, é comum que se levante muitas dúvidas e gere bastantes burburinhos no pensamento, especialmente porque, em geral, é muito difícil quantificar o valor de uma oportunidade.
Em momentos como este, contar com a ajuda profissional de uma consultoria pode ser fundamental para tomar a decisão correta. O planejamento e o conhecimento somam forças para embasar a escolha. Quanto mais se conhecer os riscos e o retorno que pode advir de uma oportunidade, tanto mais seguro se estará na hora da tomada de decisão. A Onixx Consultoria Organizacional conta com uma equipe multidisciplinar preparada para ajudar empresários e gestores a vislumbrar as possibilidades de seu negócio ou realinhar aspectos pontuais da empresa, de modo que a permita explorar ao máximo seu potencial.
É então que mais um trade off desponta: prefiro continuar como estou, ou quero descobrir novas maneiras de alcançar o meu ‘lugar ao sol’? Em todo caso, sempre é válida uma análise do custo x benefício: ‘quanto me custará não fazer nada’ x ‘quanto poderei ganhar se eu buscar o crescimento’. Afinal, o custo de uma oportunidade é o preço que você paga por não aproveitá-la.
Bruna Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário